A Importância do Teste Escrito no Processo De Recrutamento e Seleção

27/10/2020

Você é do time que admira a boa escrita? Já parou para pensar o quanto isso é importante para a sua empresa? A boa escrita aprimora e facilita a comunicação, não apenas no dia a dia, mas também entre os membros da sua equipe e na imagem da empresa.

E se antes você não havia pensado sobre isso, é bom ficar atento a Importância do Teste Escrito no Processo De Recrutamento e Seleção.

Quer saber mais sobre o isso? Continue a leitura!

Por que usar teste escrito no processo de recrutamento e seleção?

Se comunicar através da escrita está constantemente presente na rotina de trabalho de uma empresa. Redigir e-mails, comunicados e até transmitir informações básicas são ações que fazem parte do dia a dia dos seus funcionários. Por isso, é fundamental que os membros da sua equipe tenham habilidades básicas de escrita, independente do cargo ocupado.

Pode parecer exagero, mas imagine você receber um e-mail com os seguintes erros: “Mais” e não “Mas”, “agente” quando o correto deveria ser “a gente”. Imaginou? Agora imagine esse e-mail disparado para uma lista de clientes. Bateu aquele frio na barriga só de pensar, não é mesmo?

Eventualmente, além de gerar constrangimento deslizes como esse também colocariam em risco a imagem da sua marca. Afinal, que credibilidade passa uma empresa que comete erros básicos?

De fato, rotinas como envio de e-mails, escrita de pautas e relatórios são comuns em várias funções e precisam ser realizadas corretamente. E situações como a citada acima, podem ser evitadas com um simples teste escrito no momento do processo seletivo.

Por isso, a Seletive Consultoria em talentos humanos, de Uberlândia, realiza processos seletivos que incluem testes de escrita. Desta forma, é possível identificar os melhores candidatos e suas habilidades, priorizando as melhores aquisições para a sua empresa.

Como aplicar testes escritos em processos seletivos?

Agora que você já entendeu a importância de realizar teste de escrita no processo de recrutamento e seleção, chegou a hora de descobrir um pouco mais sobre como aplicá-los.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de testes comportamentais e também quais perguntas você pode fazer para otimizar seu processo seletivo. Todos esses textos estão disponíveis na íntegra e o seu time de recursos humanos poderá consultá-los quando quiser.

Um processo seletivo não se limita a apenas uma parte, mas deve ser observado o todo do candidato e como as suas habilidades poderão agregar valor a empresa. É exatamente por isso que a Seletive Consultoria em talentos humanos, de Uberlândia, lança mão de testes que proporcionem a atração e a seleção dos melhores perfis para a sua empresa. Afinal, selecionar o candidato ideal para a vaga é um benefício para qualquer empresa. 

De forma simplificada, testes como o de escrita podem ser analisados através de uma redação escrita. Por exemplo, você pode pedir ao profissional que escreva um parágrafo relatando suas expectativas sobre a função da vaga disponível e sobre a empresa.

Gostou do conteúdo? Vale lembrar que a análise correta só poderá ser feita com profissionais que realmente entendem do assunto.  

Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @seletivee ou fale com nossos especialistas (34) 3227-4623.


Voltar