Como manter processos seletivos em tempos de trabalho remoto?

11/03/2021

Diante da nova realidade, restrições, distanciamento e isolamento social devido ao Coronavírus, os processos de recrutamento e seleção passaram por mudanças. Alterando a estrutura de empresas no mundo inteiro. Dessa forma, uma dúvida crescente dentro das companhias é: Como manter processos seletivos em tempos de trabalho remoto?

É provável que a sua empresa também esteja passando por isso, mas saiba vocês não estão só. A rápida transição nas operações, a mudança nas interações presenciais e a falta do olho no olho, todas essas mudanças geram incertezas para vários setores, quando falamos em Recrutamento e Seleção de novos candidatos.

Continue e a leitura e descubra mais sobre esse cenário.

 

Os maiores desafios para equipes de Recrutamento e Seleção na atualidade 

Após uma pesquisa recentemente realizada, essas foram as dificuldades mais comentadas por profissionais da área:

  • Ter que lidar com várias ferramentas na hora de agendar e conduzir entrevistas;
  • Perda de candidatos devido a ida e vinda de e-mails e telefonemas;
  • Perda de candidatos por conflitos de agenda;
  • Incapacidade de acompanhar planos de alto volume de candidatos e realizar contratações mais rápidas;
  • Processo de aquisição de talentos lento ou ineficiente.

E não para por aí, essas são apenas algumas das dificuldades listadas. Estamos vivendo um novo processo de readaptação neste meio. E é comum surgirem tais inseguranças.

Frequentemente, empresas entram em contato com nossos especialistas da Seletive Consultoria em Talentos Humanos, em busca de soluções para tornar o processo seletivo remoto atrativo e eficiente.

Esse é o seu caso? Saiba que o primeiro passo é contar com uma empresa que realmente entenda do assunto e tenha resultados.

 

Atuando com processos Seletivos remotos

Primeiramente, é importante deixar claro que os processos remotos chegaram para ficar. Se a sua empresa ainda não se adaptou a isso, é necessário repensar as estratégias e buscar auxílio de uma consultoria para implantação.

Seguindo as influências do mercado é importante ficar atento aos seguintes itens para o seu processo de Recrutamento e Seleção:

1.Valores que a sua empresa transmite;
2.Recepção de novos candidatos;
3.Avaliar as competências comportamentais para trabalho remoto. Uma vez que a seleção virtual permite a captação de candidatos no Brasil inteiro;
4.Descrição clara da sua vaga, com palavras-chave para trabalho remoto;
5. Auxílio de uma equipe experiente no processo. 

Por fim, é importante lembrar que apesar de ser um processo seletivo simplificado, a condução deve ser feita de forma profissional. É por isso, que aqui na Seletive Consultoria em Talentos Humanos, além destes métodos também utilizamos ferramentas específicas para processos de recrutamento e seleção online. Afinal, este será o primeiro contato do futuro colaborador com a sua empresa.

Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @seletivee ou fale com nossos especialistas (34) 3227-4623.


Voltar