Como manter a motivação dos funcionários que trabalham a distância?

17/03/2021

Com grande parte dos funcionários trabalhando em home office, no Brasil, o desafio dos gestores passou a ser como manter a motivação dos funcionários que trabalham a distância?

Em novembro de 2020, segundo os dados da agência Brasil, cerca de 7, 3 milhões de pessoas estavam trabalhando remotamente.

“O Sudeste continuou sendo a região que concentrou a maior parte de pessoas em trabalho remoto (58,3%) e o Distrito Federal (20%), Rio de Janeiro (15,6%) e São Paulo (13,1%) tiveram os maiores percentuais de pessoas nessa situação. Já os menores percentuais foram registrados no Pará (3,1%), no Amazonas (3,5%) e no Mato Grosso (3,8%)”. (Fonte: Agência Brasil)

Pensando nisso, nossa equipe da Seletive Consultoria em Talentos Humanos de Uberlândia, listou algumas dicas. Confira no artigo abaixo!

Ambiente presencial X home office

Manter a motivação e o engajamento no ambiente presencial, é aparentemente mais fácil devido aos estímulos envolvidos. Muitas vezes, esses estímulos acontecem de forma orgânica, seja no contato com os colegas ou simplesmente pelo ambiente. Por outro lado, no home office, eles tendem a ser mais difíceis. Principalmente se a sua empresa não possui um acompanhamento de uma equipe especializada.

Mesmo assim, esta não pode ser uma barreira para a sua produtividade. Uma vez que a motivação está ligada ao desempenho da sua equipe, é necessário dar atenção especial a ela.

É exatamente sobre isso que vamos falar agora!

Motivação em Home Office

Reforce os propósitos da empresa

É muito importante que mesmo distante o seu time se sinta parte da empresa. Por isso, repasse com a equipe a missão, visão e valores, alinhe também a cultura da organizacional e o ambiente que se deseja construir. Deixando esses assuntos claros, os interesses o rumo da organização estará caminhando para o mesmo lugar.

Dica Seletive Consultoria em Talentos Humanos: Motivar a equipe neste momento, vai exigir um pouco mais do seu esforço. Esteja pronto a ouvir o que todos tem a dizer e a buscar soluções junto.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de se sentir parte da equipe

 

Cuide da gestão de tempo e da Saúde mental

É natural que após algum tempo de trabalho remoto, os colaboradores se sintam menos produtivos. Porém, além da produtividade, também é fundamental prestar atenção a saúde mental da sua equipe. Outro ponto que também interfere no rendimento diário.

Estabeleça limites claros de horário para o trabalho e para organização das demandas diárias. Estimule a autogestão dos seus colaboradores e mantenha sempre uma relação clara e transparente.

 

Comunicação clara e transparente

Confie na sua equipe. Esse é o primeiro ponto para uma comunicação clara e transparente.

Delegue tarefas e esteja disponível para dar direcionamentos e feedbacks. Com o tempo aprimore essas ações e mostre sua confiança na equipe que trabalha com você.

Lembre-se, não é apenas selecionar novos candidatos, mas manter a equipe alinhada e motivada. É por isso, que aqui na Seletive Consultoria em Talentos Humanos, além destes métodos eficientes de seleção também orientamos você no quanto a gestão dessa nova equipe. Afinal, em muitos casos, este será o primeiro contato do futuro colaborador com a sua empresa. 


Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @seletivee ou fale com nossos especialistas (34) 3227-4623.

 


Voltar