Como realizar a integração dos novos colaboradores na pandemia

18/05/2021

Em março de 2020 a rotina de muitos profissionais mudou completamente. A pandemia pegou a todos de surpresa e as empresas precisaram se adaptar a esse novo modelo home office, porém, muitas não estavam preparadas para o desafio. No meio de tantas mudanças a grande dúvida é sobre como realizar a integração dos novos colaboradores em período de home office?

Sua empresa também está passando por isso? Aproveite esse artigo que nós, da Seletive Consultoria preparamos para você!

Adaptação de novos colaboradores no período de home office

1. Instruções prévias

Apresente aos novos funcionários o modelo de trabalho da sua empresa. Mostre os sistemas e formas de trabalho, além das ferramentas disponíveis e dos meios de comunicação, como a quem ele poderá recorrer em caso de dúvidas.

Além disso, uma sugestão interessante para esse onboarding é preparar um funcionário do departamento pessoal para auxiliar os novos contratados nesse período. Separe um tempo para uma conversa entre eles, essa ação pode ser feita presencialmente, na sede da empresa seguindo os protocolos, ou de forma virtual.

Vale lembrar também sobre a entrega de materiais como, cartão refeição ou alimentação, além dos documentos pessoais. Paras os dois casos você pode fazer através do envio de documentos digitalizados ou envio das cópias físicas por delivery.

2.Kit Home Office

Outra questão também relevante é o kit home office. A verdade é que a maioria dos brasileiros não possui em suas casas o material necessário para o trabalho em casa. Por isso, sua empresa pode optar por disponibilizar cadeira de escritório, kit de papelaria, computador além de outros tipos de ferramentas que podem tornar o trabalho do empregado mais produtivo e gerar maior aproximação com o colaborador.

3. Treinamentos online

Para as contratações durante esse período de pandemia, uma das dificuldades é a interação com a equipe. Nesse caso, os treinamentos online serão uma solução, eles podem ser adquiridos por parcerias com empresas de ensino, mas também é importante deixar um funcionário de sobreaviso, para auxiliar os novos contratados nesse período.

4. Comunicação

Além dos pontos citados acima, a comunicação é fundamental para o bom desempenho do trabalho remoto. Dessa forma, é importante estabelecer regras quanto ao momento e forma de comunicar como, por exemplo: horários, escrito ou por ligação, datas prévias para as reuniões e quais são os casos de urgência.

Gostou do conteúdo? Já falamos aqui no blog sobre como atrair os melhores funcionários para a sua empresa, e no artigo de hoje, você pôde ver um pouco mais sobre como recepciona-los. Mas o processo de recrutamento e seleção ainda é o primeiro passo para que a sua empresa ganhe o coração dos novos contratados. É a porta de entrada para esses talentos.

Por isso, nós da Seletive Consultoria em Talentos de Uberlândia, desenvolvemos processos remotos de alta performance. Para que você tenha a possibilidade de contratar os melhores talentos em qualquer lugar do Brasil.

Quer saber mais? Siga nossas redes sociais @seletivee ou fale com nossos especialistas (34) 3227-4623.

 

 


Voltar